Instruções do Exame

ALFA FETO PROTEINA AFP

Instruções para paciente

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 07/07/2011 12:55:46
PALAVRAS CHAVES
AFP
Marcadores tumorais
Alfafetoproteina
Marcador tumoral
ÁREA
LINHA VERDE
CONDIÇÕES
- Soro.
VOLUME RECOMENDÁVEL
- 0,5 mL.
TEMPO DE JEJUM
- Jejum desejavel de 4 horas.
QUESTIONÁRIO
- Se gravida, informar tempo de gestacao.
CONSERVAÇÃO
- Ate 4 dias refrigerado entre 2o e 8o C.
CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO
- Hemolise acentuada.
- Lipemia acentuada.
- Fibrina.
- Coagulo.
COMENTÁRIOS
A Alfa-fetoproteina e uma importante glicoproteína do plasma fetal encontrada na regiao alfa-1 na eletroforese.
Niveis muito baixos são normais em adultos (nao gravidas).
Esta aumentada no carcinoma hepatocelular, carcinoma embrionario, teratocarcinoma, coriocarcinoma e monitora a terapia antineoplasica.
Alfa-fetoproteína elevada no soro materno, colhido entre 16 e 18 semanas detectam defeitos do tubo neural (ex.:spina bifida) em um grande numero de acometidos, mas nao em todos os casos.
Com algumas anormalidades cromossomicas ( Sindrome de Down [trissomia 21] e Sindrome de Edwards [trissomia 18] ) e, relativamente, baixo no soro materno.
Uma das causas mais comuns para um resultado anormal e a nao correcao, do valor encontrado, pela idade gestacional. Assim, a confirmacao da idade gestacional pelo ultra-som e desejavel. A Alfa-fetoproteina nao e tao sensivel para a deteccao de bifida no terceiro trimestre.
A Alfa-fetoproteina no liquido amniotico e realizado apos o rastreio materno positivo, mas pode ser realizada quando a historia materna ou familiar e positiva para defeito no tubo neural.
A predicao do defeito do tubo neural pode ser aferida mais precisamente com a dosagem da Alfa-fetoproteina no liquido amniotico do que no soro.